quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

SOLUÇÃO DE ABSC'S PARA AS NOVAS NEVADAS QUE SE APROXIMAM

Numa altura em que tanto se fala na dificuldade em prestar socorro nos dias de neve e gelo o bombeiropt teve uma ideia, apresentar algumas propostas de ambulâncias todo o terreno para o INEM tirar ideias para se reequipar. :)


UNIMOG - garantia de sair de qualquer lugar...




DEFENDER - sempre eficaz

Porque não com reboque atrás com mais uma célula


Toyota, modelo ainda não visto por cá...


Um modelo militar britânico... parece robusto :)



E para aqueles locais mais isolados onde só se chega mesmo é de tractor agrícola...


OLHA A POLÍCIA??? NAHHH, É DA CÂMARA...


Não é qualquer autarquia que se pode dar ao luxo de exercer a sua autoridade administrativa usando um carro de fiscalização que se confunde com um carro da polícia. Mas a Câmara da Golegã pode, ao ter a circular uma viatura idêntica à da PSP e com rotativos de sinalização de emergência.

O presidente do município, José Veiga Maltez (PS), que também gosta de andar no carro da presidência com as luzes azuis de emergência ligadas, não vê mal em ter a circular um carro pintado de azul, com uma lista vermelha como os da força de segurança pública, porque se trata de um veículo “institucional”, argumentando que a câmara “é uma autoridade e o país precisa de uma imagem de autoridade”.

O carro é usado pelos serviços de fiscalização do município, mas curiosamente também tem escrito na porta que pertence ao serviço de protecção civil municipal, o que lhe permite, desta forma, usar a torre de rotativos de emergência. Já que qualquer outra viatura que não seja de forças policiais, bombeiros ou protecção civil não pode ter estes dispositivos.

Veiga Maltez diz que a cor do carro “foi escolhida para diferenciar o carro da protecção civil” e que “não houve intenção de se confundir” com uma viatura policial.


FONTE: Jornal O MIRANTE On-line

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MACEDO É O ÚNICO CONCELHO SEM EIP´s


Macedo de Cavaleiros é agora o único concelho do distrito de Bragança que não aderiu às equipas de intervenção permanente dos bombeiros.
Aquando da assinatura dos protocolos, em Junho passado, também Alfândega da Fé e Miranda do Douro não assinaram, mas com uma mudança de cor política nas autárquicas, os municípios recuaram na posição e aderiram às equipas.
Por isso, Macedo é, por enquanto, o único concelho que não vê vantagens na sua constituição.
Por agora Macedo não assina e não partilha com o Governo os custos destas equipas de intervenção permanente, compostas por cinco bombeiros cada, uma por concelho.
A posição assumida e a justificação apresentada há um ano mantêm-se.
Na primeira assembleia municipal de 2009, Beraldino Pinto afirmava que esta equipa apenas cobriria 20% do tempo necessário e questionava o seu futuro, depois de passados os três anos do prazo do protocolo.
“São apenas cinco homens e mesmo que não houvesse férias, faltas e licenças, a equipa só estaria a funcionar durante 20% do tempo e o resto teriam de ser os piquetes normais a fazer, os outros voluntários” refere o autarca.
A questão esteve ainda em discussão na Assembleia dos Bombeiros, onde a Câmara esteve representada por Duarte Moreno, vice-presidente da autarquia.
O município quer outra forma, outro modelo, outro figurino, porque não acredita no actual. “A câmara sempre esteve aberta à existência de equipas, nas não no modelo em que estão a ser apresentadas às autarquias” afirma, acrescentando que “há possibilidade de elas existirem, mas com outro modelo porque não acreditamos no actual”.
Inconformada com esta tomada de posição continua a oposição, que até já tentou fazer aprovar uma moção para que a Assembleia Municipal recomendasse à Câmara a adesão às equipas, mas a moção acabou chumbada.
Alfândega da Fé e Miranda do Douro, agora nas mãos do PS, aderiram recentemente às equipas de intervenção permanente.
Macedo de Cavaleiros é o único concelho, dos 12 do distrito, que não quer a constituição das equipas.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

LICENCIATURA EM SEGURANÇA COMUNITÁRIA E NOVO MESTRADO


Estão abertas as inscrições para o ano lectivo 2009/2010 da Licenciatura de Segurança Comunitária o do Mestrado em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos.

De referir que em 2008 foram vários os alunos que se inscreveram no 1º ano desta licenciatura e que teve uma elevadíssima taxa de sucesso. Os discentes são oriundos de corpos de bombeiros, agentes de autoridade, Protecção Civil, câmaras municipais, empresas, entre outras.

Para o 2º ano já se encontram inscritos elementos do SEF, GNR e Exército. A adesão tem sido enorme, pelo que se prevê que as duas turmas (1º e 2º ano) ultrapassem os 65 alunos.

AMBULÂNCIAS DE SOCORRO COM TRACÇÃO 4X4 PRECISAM-SE


Falta de ambulâncias todo-o-terreno põe em causa auxílio em dias de neve e gelo

Sem tracção, as ambulâncias são paradas pelo gelo e neve. Ontem, segunda-feira, em Montalegre, a do INEM ficou atravessada na via quando ia socorrer uma vítima de enfarte. Os bombeiros de Vidago transportaram doente em carro de incêndio.

No Alto Tâmega, só os Bombeiros de Montalegre possuem uma ambulância todo-o-terreno. À falta de veículos com tracção, os restantes concelhos desta sub-região transmontana improvisam com carros de combate a incêndios e com jipes do comando. Em Montalegre, o veículo foi adquirido pela Câmara e é uma espécie de anjo da guarda em dias de neve e gelo, como o de ontem. Foi graças a esta ambulância que foi possível prestar assistência a um doente da aldeia de Cepeda que, ontem, às 6 horas, foi vítima de um enfarte. A Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que ia prestar socorro, ficou atravessada na estrada, por causa do gelo e da neve que havia. Aliás, a mesma ambulância já às 4 horas tinha sentido dificuldade em prestar socorro a um doente de Vilar de Perdizes que teve uma paragem cardio-respiratória. Em muitas ruas não conseguia subir. Ao que o JN conseguiu apurar, no gelo e no paralelo, as correntes com que estão equipadas de pouco adiantam, para além de que partem com "facilidade". Foi o que aconteceu na nevada da semana passada, em que as correntes ficaram danificadas.

"Nestes dias de neve e gelo tem sido a ambulância todo-o-terreno que tem garantido a assistência a toda gente", confirmou, ao JN, o comandante dos bombeiros de Montalegre, David Teixeira. Confrontado com as dificuldades de movimentação do veículo em dias de neve e gelo, o gabinete de comunicação do INEM alegou que "não existem ambulâncias de Suporte Imediato de Vida com tracção às quatro rodas em sítio nenhum do país porque elas não existem. Admito que possam ser 'kitadas'", disse, ao JN, Raquel Leal, garantindo, por outro lado, que foram distribuídas correntes a todos os veículos e que esta solução "é mais eficaz". "As ambulâncias com tracção às quatro rodas têm outras desvantagens durante o resto do ano: são mais pesadas, mais lentas e consomem mais", argumentou, afiançando "que se contam pelos dedos das mãos as vezes que as ambulâncias ficam inoperacionais por causa do tempo".

Os bombeiros pensam de forma diferente e só não compram ambulâncias todo-o-terreno por falta de dinheiro. "Não acham que é uma vergonha um doente, ou um ferido, ter que ser transportado numa viatura de incêndio, sem quaisquer condições para o efeito, até ao sítio onde uma ambulância possa chegar, como aconteceu nos últimos dias em Vidago", questionavam, em jeito de desabafo, os bombeiros vidaguenses, na página da "net" da corporação.

Ao JN, o presidente, Francisco Oliveira, lembrou que o problema é comum em toda a região. "A nossa missão é prestar socorro e fazê-mo-lo com o que temos". Em Boticas, passa-se a mesma coisa. Sem ambulância com tracção às quatro rodas, a corporação usa o carro do comando (jipe). "Já ponderamos comprar uma, mas não temos verbas. Há vinte anos que não recebemos nenhuma ambulância. As últimas duas que comprámos, uma a direcção recorreu a um empréstimo e a outra foi oferecida pelos comerciantes do concelho", revelou o presidente dos bombeiros, Fernando Queiroga. Em Vila Pouca de Aguiar, o presidente dos Bombeiros, José Quinteiro, garante que a compra de uma ambulância com tracção está a ser "ponderada".

domingo, 27 de dezembro de 2009

MAU TEMPO OBRIGA A PARTO EM PLENO IP4

O mau tempo que se fez sentir acabou por ter influência em mais um parto realizado em pleno IP4 , às 7.15 horas, próximo de Mirandela, quando a parturiente estava a ser transportada pela ambulância Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, para a maternidade de Bragança.

Os bombeiros de Valpaços receberam uma chamada, às 5.30 horas, para dar conta de uma parturiente que tinha todos os sintomas de poder dar à luz em breve.
A corporação deu conhecimento ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) que por seu lado deu instruções para que a parturiente fosse encaminhada para a maternidade de Vila Real, enquanto a Viatura Médica de Emergência e Reanimação(VMER), daquela cidade, avançava ao encontro da ambulância.
Surge o primeiro contratempo, com a VMER a ficar atolada no IP4, devido à neve, a partir do Alto do Pópulo (Alijó). Os bombeiros regressaram a Valpaços com a parturiente e foi dada indicação à VMER de Chaves para se deslocar a Valpaços.
O problema é que aconteceu precisamente a mesma situação. Devido à neve, a estrada de ligação a Valpaços ficou cortada ao trânsito.
Dez minutos depois das seis da manhã, foi accionada a ambulância SIV, estacionada em Mirandela, que foi a Valpaços buscar a mulher em trabalho de parto, para transportar a parturiente para a maternidade de Bragança, tendo sido, ao mesmo tempo, accionada a VMER daquela cidade.
No entanto, à entrada do IP4, em Mirandela, teve de ser realizado o trabalho de parto, vindo a nascer uma menina, chegando algum tempo depois a equipa da VMER de Bragança.
Posteriormente, a SIV tentou efectuar o transporte da parturiente e do bebé para a maternidade de Bragança, (a maternidade de Mirandela encerrou em 2006) mas não conseguiu avançar, uma vez que o IP4 já se encontrava cortado, próximo de Macedo de Cavaleiros.
Como a parturiente sofreu hemorragias, houve a necessidade de accionar o limpa-neves para abrir caminho até à maternidade de Bragança, onde chegaram duas horas e meia depois do parto. A mulher e o bebé estão bem.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ALERTA AMARELO ATÉ ÀS 1400 DE 24DEZ09


Mantém-se o ALERTA AMARELO (o segundo numa escala de 4) da ANPC para ventos fortes e também forte precipitação que pode ser de neve nos pontos mais altos da serra da estrela.

INFORMAÇÃO ANPC - ESTRADAS CONDICIONADAS DEVIDO À NEVE


A ANPC colocou no seu site quais as estradas condicionadas e cortadas devido à neve no distrito de Vila Real como se pode ver na imagem em cima.

Estradas cortadas devido à queda de neve :
- EN 15 - Campeã / Marão;
- EN 212 Vila Pouca Aguiar - Alto do Popúlo;
- A07 – entre Nó Cabaceira de Basto e AE24 (condicionada);
- N103 - Montalegre (condionada)
.

LIMPA NEVES DOS BOMBEIROS DE MACEDO VOLTA A SER EXTREMAMENTE ÚTIL

Pelos vistos os meios (limpa-neves) das entidades responsáveis não são suficientes para garantir uma normal circulação no Itinerário Principal N,º4 "IP4", hoje de manhã depois de mais um nevão se abater na região de Trás-os-Montes, a SIV de Mirandela e a VMER de Bragança ficaram retidas no IP4 depois de realizar um parto quando se dirigiam para Bragança.

Mais uma vez teve de ser o limpa-neves dos Bombeiros Volntários de Macedo de Cavaleiros a abrir caminho, e fazer com que Mãe e Recém-Nascido chegassem em segurança à Unidade Hospitalar de Bragança.

Aqui está a demonstração de que "aqueles" que diziam que não compete aos Bombeiros fazer este serviço, deveriam estar calados.

Onde estavam os meios das concessionárias, da Estradas de Portugal, dos GIPS, do INEM e sei lá mais de quem???

Mais uma vez foram os BOMBEIROS OS SALVADORES DA PÁTRIA.

QUEREM ACABAR CONOSCO, MAS É COM ATITUDES COMO ESTA QUE MOSTRAMOS QUE SOMOS DIFERENTES, SOMOS B O M B E I R O S.

Mais uma vez parabéns aos Bombeiros de Macedo e ao seu Cmdt. por ser diferente e saber estar um passo mais à frente, mesmo quando se é criticado.



NEVE VOLTA A RETER VIATURAS NO IP4


Esta nevada surpreendeu as autoridades de Protecção Civil Distrital pela sua intensidade.

A neve começou a cair cerca das quatro da manhã, mas desta vez com mais força o que obrigou ao corte de varias estradas na região deixando a cidade de Bragança praticamente isolada.

“Os meios já estavam pré-posicionados, tínhamos tudo planeado e estava tudo a correr bem, mas nevou com muita mais intensidade do que aquilo que prevíamos” refere o comandante distrital da Protecção Civil de Bragança.

A neve deixou também alguns automobilistas retidos ao quilómetro 198 do IP4, junto ao Alto de Rossas e no troço que circunda a cidade de Bragança. Melo Gomes adianta que “já estão a caminho alguns veículos de bombeiros 4X4 para ajudar a libertar os automóveis que não conseguem seguir e o limpa-neves da Estradas de Portugal também já está a fazer o percurso inverso para libertar as faixas”.

Segundo a Protecção Civil distrital, prevê-se que a circulação nas estradas na região esteja normalizada até ao final da manhã.

Na cidade de Bragança viveram-se algumas situações complicadas na Avenida das Forças Armadas à entrada para o túnel da Avenida Sá Carneiro.

Vários carros tiveram dificuldades para circular.

“Eu já estava ali em cima, mas tive de aproveitar aqui pela parte esquerda e acabei por ficar aqui” refere um automobilista. “Agora precisava de ajudar para empurrar” salienta. “Ainda no outro dia passei bem aqui, mas agora só dali aqui já parei três vezes, bati no lancil do passeio e tive de recuar” refere outro condutor.

Outros preferiram deixar o carro em casa para não passar por estas dificuldades.

FONTE: RÁDIO BRIGANTIA




segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BOMBEIROS DE BRAGANÇA SOFREM ACIDENTE NO IP4


Um jipe dos bombeiros de Bragança que fazia o transporte de doentes despistou-se no IP4
junto ao nó de Macedo de Cavaleiros. Na viatura seguiam quatro pessoas.
Para além do condutor, estavam a ser transportados para consultas no Hospital de Vila Real dois doentes, um deles com uma acompanhante.
Cerca das 8H30, a viatura entrou em despiste no IP4 pouco depois do nó que dá cesso ao IP2.
“"Nós íamos fazer um transporte para Vila Real. Levávamos dois doentes e uma acompanhante que íam a uma consulta”", conta o comandante da corporação.
“"Tivemos um acidente no IP4 na zona de Macedo, cerca de dois quilómetros depois do último nó. Foi um despiste derivado à neve e ao gelo que havia na estrada”, acrescenta José Fernandes.

Deste acidente resultaram dois feridos, um dos doentes que é utente da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e a acompanhante, funcionária da instituição. “O outro doente era da aldeia de França”.

"Foram transportados pelos bombeiros de Macedo para o Hospital de Bragança para receber tratamento.“Não inspiram grandes cuidados, mas de qualquer forma foram evacuados para o Hospital de Bragança”" refere.
"No nevão da semana passada, os bombeiros de Bragança cancelaram o transporte de doentes, mas desta vez decidiram arriscar". A viagem acabou por não chegar ao destino.

“Na outra neve não pudemos fazer o transporte, desta vez tentamos e aconteceu isto”, lamenta José Fernandes. “Pedem-nos e nós vamos, desde que tenhamos meios materiais e humanos, é evidente que corremos riscos”.
O outro doente, que não apresentava ferimentos, acabou por não seguir viagem uma vez que a viatura dos bombeiros de Bragança ficou inoperacional.
Por precaução foi também transportado para o Hospital de Bragança.

domingo, 20 de dezembro de 2009

MAU TEMPO PÕE TODOS OS DISTRITOS EM ALERTA AMARELO


A Autoridade Nacional de Protecção Civil coloca hoje às 00:00 em alerta amarelo todos os distritos do país devido à chuva, frio e queda de neve esperada acima dos 300 metros, reforçando o dispositivo em todas as regiões.
De acordo com o alerta da Protecção Civil, são esperadas "inundações em locais mais vulneráveis, desconforto térmico" e também gelo e neve nas estradas.
O nível de alerta amarelo prolongar-se-á até às 23:59 de segunda-feira, pelo que "as pessoas devem manter-se vigilantes e informar-se permanentemente sobre a situação", refere.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

NEVE E FRIO FECHAM ESCOLAS EM MIRANDA DO DOURO


A neve e o frio obrigaram hoje ao encerramento das escolas de Miranda do Douro, distrito de Bragança, anunciou a autarquia.

Em comunicado, a Câmara de Miranda do Douro refere que, «devido às condições climatéricas que se têm feto sentir, as crianças do agrupamento de escolas do concelho foram enviadas para casa».

No concelho não há, de momento, estradas cortadas devido à neve, apenas é preciso «atenção especial» no troço da estrada nacional 221 entre Duas Igrejas e Sendim «devido à acumulação de gelo».

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

INCÊNDIO EM LAR DE IDOSOS NA BATALHA


Um incêndio deflagrou hoje de madrugada num lar de idosos em Reguengo do Fetal, Batalha,tendo duas pessoas sido transportadas para o hospital, um utente e um bombeiro, disse à Agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários locais.
Fernando Oliveira afirmou que o incêndio "deverá ter começado numa aparelhagem de som que se encontrava junto ao presépio".
O comandante dos Bombeiros Voluntários da Batalha adiantou que um idoso foi transportado para o hospital apenas "por precaução", dado "sofrer de problemas respiratórios", e na sequência de indicações do médico do lar que se encontrava no local.
"Quanto ao bombeiro, sofreu uma queda, mas já está em casa", acrescentou Fernando Oliveira, referindo que 30 idosos tiveram de ser transferidos para outra ala da instituição.
A directora técnica do lar do Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal, Carla Henriques, explicou que o fogo se circunscreveu ao hall de entrada da instituição, onde estão actualmente 52 idosos na valência de lar.
"O fumo espalhou-se por todo o lado", afirmou Carla Henriques, esclarecendo que, apesar do incêndio, "o lar funciona normalmente" e "neste momento já se está a proceder à limpeza".

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o alerta para o fogo foi dado às 02:21, tendo acorrido ao local 32 homens e 11 viaturas da corporação da Batalha, a viatura médica de emergência e reanimação do INEM e a GNR.

domingo, 13 de dezembro de 2009

REDE SIV DO INEM PODE ESTAR EM RUPTURA


A rede Suporte Imediato de Vida, do INEM, pode estar à beira da ruptura caso o ministério da Saúde não convoque novo concurso para integrar enfermeiros e os que aí trabalham tenham de regressar aos seus postos de origem.
A falência completa nas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) pode acontecer no final de Janeiro, logo a seguir a uma reunião que será solicitada ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), disse à Lusa o dirigente da delegação de Coimbra do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Paulo Anacleto, após o Encontro Nacional de Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar.
Segundo o dirigente sindical, o concurso publicado em Março para fazer entrar 80 funcionários nos quadros não teve ainda resultados, o que Paulo Anacleto considera "inadmissível" e que leva os enfermeiros a exigir a nulidade do actual concurso e a abertura de um novo.
Paulo Anacleto acrescentou que o INEM terá pedido um parecer jurídico sobre o concurso e que deverá ser pedido outro parecer. Em função da decisão de legalidade ou ilegalidade do concurso poderá haver de imediato a abertura de um novo concurso já em Janeiro, disse, lembrando que, caso não exista novo concurso, os enfermeiros estão na disposição de em finais de Janeiro, princípios de Fevereiro regressarem aos seus locais de trabalho de origem. Poderá haver o que ninguém pretende, principalmente as populações, que é a ruptura e a falência completa de rede de socorro que é o Suporte Imediato de Vida, referiu.

A SIV surgiu há cerca de dois anos, no âmbito da reestruturação da rede das urgências, tendo sido requisitados pelo INEM cerca de 130 enfermeiros a vários hospitais.
Os enfermeiros [que] estão emprestados ao INEM querem ficar em definitivo ligados à emergência pré-hospitalar e pretendem fazer o seu percurso profissional no INEM", disse, ressalvando que com a "incerteza e dúvida do posto de trabalho no INEM é natural que os enfermeiros regressem ao local de trabalho original.

O que assim acontecendo poderá entrar em ruptura aquilo que são os meios de socorro SIV em todo o país, concluiu.

TERRA DOS SONHOS FAZ 15 FERIDOS

Foram 15 as pessoas que ficaram este sábado feridas na queda de uma bancada do circo, que integra a Terra dos Sonhos em Santa Maria da Feira.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira, entre os feridos há seis crianças e duas grávidas.
Muitos dos espectadores terão ficado com os pés entalados na estrutura metálica, mas ficaram apenas com ferimentos ligeiros, embora haja a destacar a factura de uma perna por uma criança de cinco anos. Os feridos foram transportados para o Hospital de Santa Maria da Feira, para o hospital de Gaia e para o Hospital de São João no Porto.
O INEM confirma ainda ter assistido 17 pessoas no local. Na «Terra dos Sonhos» estão, além dos INEM, 30 bombeiros das corporações de voluntários de Santa Maria da Feira, Arrifana e Lourosa. Fonte dos Bombeiros voluntários de Santa Maria da Feira ,disse que a corporação já estava na «Terra dos Sonhos» de prevenção quando o acidente aconteceu.

Clara Pinto, assessora da Feira Viva, empresa municipal que organiza o evento, disse à agência Lusa que o acidente ocorreu quando cedeu e caiu a bancada de um espectáculo de Natal, realizado numa tenda de circo, no parque temático «Terra dos Sonhos» em Santa Maria da Feira.
Na tenda estariam cerca de 400 pessoas para assistir ao espectáculo de Natal.
A «Terra dos Sonhos» é um parque de diversões temático, associado ao Natal, que abriu ao público no dia 05 de Dezembro na Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira.
O parque foi encerrado após o acidente e a organização já abriu um inquérito.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

MACEDO DE CAVALEIROS É O CONCELHO COM MAIS AVC´S NO DISTRITO DE BRAGANÇA


A alimentação, o aumento da esperança de vida e o sedentarismo fazem do distrito de Bragança aquele com maior prevalência de casos de Acidentes Vasculares Cerebrais.

O AVC vai estar hoje em discussão, em Macedo de Cavaleiros, precisamente o concelho do distrito em que se registam mais casos desta doença, vulgarmente conhecida por trombose.
Em 2008 foram 53 os casos registados naquele concelho, mais oito do que em Mogadouro, o segundo concelho mais afectado no distrito de Bragança.
Já este ano, e segundo dados do Centro Hospitalar do Nordeste, até 30 de Setembro já se tinham verificado 45 casos de AVC em Macedo de Cavaleiros, mais 11 do que os registados em Mogadouro.

Por outro lado, Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Vimioso, Vinhais ou Torre de Moncorvo são os concelhos que registam menos tromboses no distrito de Bragança.
Até 30 de Setembro, só tinha havido duas em Alfândega, cinco em Moncorvo e oito em Miranda.
Em Vimioso registavam-se cinco, tal como em todo o ano de 2008, e apenas três em Vinhais.
Em Bragança houve 14 até 30 de Setembro, dez em Mirandela, 11 em Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta e 12 em Vila Flor. Sampaio da Veiga, o director clínico do CHNE, aponta algumas possíveis causas para estas diferenças.
“Apesar de termos uma alimentação de tipo mediterrânico, saudável, obviamente que há factores locais que podem explicar isso. Desde a própria alimentação feita à base de produtos tradicionais ligados à carne de porco, os enchidos, os fumados. Tudo isso tem influência.”
Na rua, os macedenses parecem dar razão ao director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste, apesar de estarem avisados para os perigos.
Apesar de não haver um estudo epidémico sobre este fenómeno no distrito de Bragança, Sampaio da Veiga vê alguns indícios que permitam explicar a prevalência das tromboses na região.
“O nordestino sofre as consequências da sua longevidade, do seu estilo de vida, do sedentarismo. A população está, a maior parte, reformada e, por isso, deixou de ter uma actividade. A idade associada a um certo sedentarismo, provoca alterações vasculares, com o excesso de colesterol, glicemia. Para além disso, sabemos que muitas vezes os doentes abandonam as terapêuticas porque se sentem bem, mas é importante continuar a tomar os medicamentos.”
E para minimizar os danos por quem sofre um AVC, Sampaio da Veiga deixa alguns conselhos.
“Doente que tenha alterações da fala, da boca, perda de força de um braço e perna do mesmo lado, devem ligar para o 112 para virem rapidamente ao hospital de Bragança onde está a funcionar a via verde” do AVC.

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA FAZ DOIS FERIDOS GRAVES E CORTA IC8



Uma colisão envolvendo uma ambulância e um veículo ligeiro de passageiros em Ansião provocou dois feridos graves, e o corte do trânsito no Itinerário Complementar (IC) 8, informou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ansião.
De acordo com António Marques, o acidente ocorreu cerca das 18:00, em Mogadouro de Cima, concelho de Ansião, e os dois feridos graves são os condutores das respectivas viaturas, que «tiveram ambos de ser desencarcerados». Segundo o responsável, as vítimas foram transportadas para o Hospital dos Covões. No local estiveram quatro viaturas e doze homens da corporação de Ansião, e duas viaturas do Instituto Nacional de Emergência Médica. António Marques esclareceu que quer na ambulância, dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, quer no outro veículo, não seguiam mais pessoas.

RECOMENDAÇÕES DA PROTECÇÃO CIVIL PARA O FRIO




Nesta altura do ano, dadas as condições atmosféricas, em que se prevê mais frio e uma consequente maior utilização de sistemas de aquecimento, a população deve minimizar os riscos que muitas vezes lhes estão associados.

Siga os conselhos da Protecção Civil:

Aquecer o lar:
· Afaste os aquecedores de móveis;
· Não seque a roupa nos aquecedores;
· Afaste os produtos inflamáveis de uma fonte de calor;
· Guarde os líquidos inflamáveis em recipientes fechados e coloque-os em locais ventilados;
· Proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio;
· Não abandone velas acesas ou mal apagadas;
· Nunca se esqueça do ferro de engomar ligado.

Rede eléctrica:
· Não faça reparações improvisadas;
· Substitua os fios eléctricos em mau estado;
· Use fusíveis adequados;
· Evite sobrecarga – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo;
· Nunca apague com água um incêndio de origem eléctrica;
· Não aproxime água de instalações eléctricas – há perigo de ficar electrocutado.

Rede de gás:
· Faça a revisão periódica das tubagens – para verificar se há fugas aplique água com sabão. Nunca utilize uma chama;
· Se detectar alguma fuga chame imediatamente um técnico do gás. Se cheirar a gás não faça qualquer tipo de chama, não ligue nem desligue interruptores ou aparelhos eléctricos, abra as janelas, feche as válvulas de segurança do contador e de corte do redutor e contacte de imediato um técnico qualificado.

Cozinha:
· Nunca saia de casa com o fogão ou o esquentador ligado;
· Não deixe, junto a janelas, aparelhos a gás ligados;
· Se a gordura da frigideira se incendiar desligue de imediato o gás, não retire a frigideira do fogão, pois iria espalhar o fogo e use uma tampa, um prato ou uma toalha húmida para extinguir o incêndio;
· Mude periodicamente o filtro do exaustor;
· Não avive as chamas do fogareiro com álcool, gasolina ou qualquer outro líquido inflamável.

A PROTECÇÃO COMEÇA SEMPRE EM SI!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EXCLUSIVO bombeiropt - NOVO VTGC DOS BV MIRANDA DO DOURO


Os Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro adquiriram recentemente um tractor da marca IVECO modelo STRALLIS com 540 CV e uma cisterna com uma capacidade de água de 39.000 litros.
Estas duas compras foram feitas na íntegra com donativos da população, entidades do concelho e também de elementos do corpo activo.
Alguns destes elementos deram ainda algum do seu tempo livre para fazer pequenas reparações e a pintura integral da cisterna, bem como colagem de letras no tractor.
Em fase de legalização, falta apenas colocar rádios, iluminação de emergência, sirenes e um ou outro pormenor, e estará brevemente à carga dos BV de Miranda.
Com os consequentes problemas de verões quentes e secos, esta viatura está pensada também para ajudar na distribuição de água potável à população prevendo-se para isso o necessário tratamento ao interior da cisterna em empresa da especialidade.

EXCLUSIVO bombeiropt - VIATURA OFICINA DOS BV MACEDO DE CAVALEIROS


Há quem critique, quem questione a utilidade, eu prefiro fazer notar a "ideia" dos BV de Macedo de Cavaleiros.

Tanto quanto sei esta viatura serve de assistência rápida a qualquer avaria que as viaturas dos bombeiros possam ter, desta forma o mecânico pode rapidamente deslocar-se ao local da avaria e com um conjunto de ferramentaria necessária tentar resolver qualquer problema.

PARA MIM ACHO UMA GRANDE IDEIA E UMA EXCELENTE VALÊNCIA.

TENDAS MULTIFUNÇÕES


As tendas são cada vez mais procuradas pelos agentes da protecção civil, seja bombeiros, outras entidades de socorro e forças de segurança, para poderem instalar rapidamente um posto de comando, um posto de triagem, um hospital de campanha, permitindo em situações de calamidade o apoio rápido e eficaz ás vitimas.

A facilidade de armazenagem e rapidez de transporte, montagem e desmontagem, a sua adaptabilidade ás mais variadas condições do terreno, fazem das tendas uma excelente forma de “levar a casa ás costas”, para os sítio mais inóspitos e precários, como sejam os locais de derrocadas, inundações ou desastres de viação\ferroviários.

Actualmente, no mercado nacional existem vários equipamentos desse tipo, nalguns casos, com a possibilidade de adaptação às especificações dos clientes.

SÍMBOLOGIA DE PAREDE PARA DAE's


O símbolo deve ser num Quadro Verde, sem nenhuma letra no seu interior.
A cor standard é (pantone) RAL-6032.
Admite-se texto num quadro separado, para melhor compreensão.

ACIDENTE NO IP4 CAUSA DOIS FERIDOS



Uma viatura ligeira despistou-se na passada noite do dia 09DEZ09 no IP4,pelas 0630, junto ao Nó de Vinhais.

A viatura seguia no sentido Quintanilha-Macedo, quando junto á saída Sul do IP4 , para Bragança, entrou em despiste, indo embater na malha da lateral de segurança do IP4, e num poste.

Os Bombeiros de Bragança deslocaram para o local uma ABSC INEM e um VETA, que em conjunto com a PSP tomaram conta da ocorrência.

Foram transportados 2 feridos para a Unidade Hospitalar de Bragança

INFORMAÇÃO RETIRADA DO BLOGUE AMIGO: http://cbbraganca.blogspot.com/


PROCIV 21 - DEZEMBRO DE 2009


Está já disponível a edição de dezembro do boletim mensal da ANPC.
ASSUNTOS:
- NOTÍCIAS - PÁG. 2 / 3:
- Dia da Memória lembrou Bombeiros acidentados,
- SEP C faz visita de trabalho à ANPC,
- Bruxelas recebeu III Fórum de Protecção Civil,
- RNBP : Sessões de esclarecimento,
- 3.º Encontro Nacional de Riscos Segurança e Fiabilidade;

- NOTÍCIAS DOS DISTRITOS — PÁG . 4:
- CDOS Porto aposta na sensibilização,
- Beja: Projecto “Pais e Filhos em Segurança”,
- Évora: Exercício SISMÉVORA;

- TEMA— PÁG . 5:
- PEERS–AML–CL;

- ESPECIAL — PÁG S . 6 /7:
- 2004–2009: 4 anos de profundas mudanças;

- DESTAQUE — PÁG S . 8 / 9:
- Precipitação, cheias, inundações e neve: Apostar na prevenção;

- LEGISLAÇÃO — PÁG . 10:
- Qualificações específicas profissionais mínimas exigíveis aos técnicos responsáveis pela elaboração de projectos, pela direcção de obras e pela fiscalização de obras;

- QUEM É QUEM — PÁG .11:
- Direcção-Geral da Saúde;

- AGENDA — PÁG .12

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

BOMBEIROS DE BRAGANÇA INAUGURAM SALÃO NOBRE E ROTUNDA


Trinta mil euros, foi mais um esforço financeiro que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança teve que fazer para construir um salão nobre no quartel dos Bombeiros Voluntários de Bragança.

Rui Castro presidente da associação refere que neste momento a corporação tem ao seu dispor quatro ambulâncias e em breve vai poder contar com mais duas. “Estamos a terminar o mandato de três anos. Adquirimos ao logo destes três anos seis ambulâncias. Acho que nesta direcção demos um bom avanço ao quartel, considero que estamos bem servidos”, refere.

O responsável acrescenta ainda que os problemas que estavam relacionados com as camaratas estão definitivamente resolvidos. “Esse problema está solucionado, a camarata masculina já tem ar condicionado e a feminina vai ter no próximo Verão”, acrescentando “estão devidamente equipadas”.

O comandante, José Fernandes refere no entanto que os cerca de 120 elementos que constituem o corpo de bombeiros com mais efectivos do país enfrentam o problema de formar pessoas mas de não as conseguir fixar na corporação. “Temos um dos corpos de bombeiros com mais efectivos no país . Agora debatemos-nos com um problema, estamos a formar pessoas e não as conseguimos fixar, porque infelizmente Bragança fixa muito pouca gente. Resta-nos o consolo de os formar para depois irem praticar o que lhes ensinámos noutras terras”.

A Corporação vai receber também do Governo uma nova viatura de combate a incêndios florestais. O comandante explica que “é um veículo florestal de combate a incêndios que nos foi prometido e nos vai ser dado, aliás já foi publicado no Diário da Republica. Ficamos assim com um parque completo”.

Os soldados da paz foram também esta terça-feira homenageados com a inauguração de uma rotunda com um monumento que representa um bombeiro.

LBP QUER EXTENSÃO A OUTROS PAÍSES DO SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS



A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defende que o seguro de acidentes pessoais para bombeiros deverá compreender a extensão territorial a outros países.


Para tal, solicitou ao novo secretário de Estado da Protecção Civil a alteração da redacção da portaria que regula os seguros que restringe a cobertura aos acidentes “que tenham lugar em território nacional”.


A esse propósito, a Liga lembra, “não só os acordos internacionais em vigor, para cooperação recíproca entre Portugal e outros países, mas principalmente pela entreajuda voluntariamente dispensada por todas as associações e corpos de bombeiros fronteiriços quase diária”.


Essa situação, conforme sublinha a missiva da LBP ao SEPC, “ leva a que muitos bombeiros portugueses sem se aperceberem estejam muitas vezes a combater incêndios em território espanhol”. Situação que, perante a restrição expressa na lei,”pode ser perigosa e provocar sérios problemas a bombeiros e às respectivas associações em caso de acidente”.


Eu este verão passado estive por duas vezes a extinguir incêndios em território espanhol, junto à fronteira com Portugal.

E Se tivesse tido um acidente?!? Que seguro me salvaguardava? NENHUM?!?!

É mesmo brincar com Bombeiros.

Num dos incêndios apôs a chegada ao local como chefe de equipa comuniquei ao CDOS que o incêndio labrava em território esppanhol mas com progressão em direcção a território português e questionei se deveríamos ou não intervir.

O CDOS é obrigado a perguntar ao CNOS se devemos ou não actuar, ao qual o CNOS deu ordens para procedermos à extinção do mesmo.

Agora se alguma coisa nos tivesse acontecido, quem nos salvaguardava? O CDOS e o CNOS se calhar até alegavam que não tínhamos ordens para actar em território espanhol, e mais uma vez o BOMBEIRO é que tinha feito mais do que devia, etc etc ...


DÁ QUE PENSAR...

LANÇADO MANUAL DE PROTECÇÃO CIVIL EM ALCOBAÇA


A protecção começa em si. Colabore.”, é o desafio lançado pelo “Manual de Protecção Civil de Alcobaça”, apresentado recentemente à população do concelho no auditório da Escola Secundária D. Inês de Castro (ESDICA).

O manual resulta de um trabalho elaborado pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos B3 da ESDICA, nos anos lectivos 2007/2009, em colaboração com o Gabinete de Protecção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça.


O projecto, em termos autárquicos, é inovador no concelho e até no distrito de Lisboa, existindo apenas, segundo os seus mentores, mais duas autarquias com manuais semelhantes: Cascais e Lisboa.


O livro vai ser distribuído pelas escolas e por entidades onde seja fácil a sua consulta pública, como sejam as instalações municipais, juntas de freguesia e outras.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

LIGA QUER GARANTIDAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DOS BOMBEIROS


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) quer ver garantidas condições de segurança e protecção aos bombeiros que possam ser alvo de violência no exercício da sua missão de prevenção e socorro.

A Liga, por um lado, através da Securifénix, está a contactar as seguradoras no sentido de garantir cobertura de responsabilidade civil para essas situações, no âmbito dos acidentes pessoais ou complementar a essa modalidade de seguro. Por outro lado, a LBP pediu também a intervenção do Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, no sentido de serem estabelecidas regras que automatizem a intervenção das forças de segurança no acompanhamento dos bombeiros quando for caso disso.

A Liga defende que essa protecção deve ser sujeita a regras, procedimentos claros e expeditos, independentemente das meras boas relações que por norma existem localmente entre os bombeiros e a GNR ou PSP.

Esta questão foi levantada recentemente a propósito do homicídio de uma mulher vítima de violência doméstica ocorrido numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Montemor - o – Velho quando era transportada para o hospital. O presumível assassino obrigou a ambulância a parar sob a ameaça de uma arma, entrou na célula sanitária do veículo e alvejou mortalmente a mulher.

A LBP admite que este tipo de situação não seja habitual, não obstante, com alguma frequência, acontecerem outras de menor gravidade mas, mesmo assim, a exigir cuidados de segurança especiais. Veja-se o caso, por exemplo, do transporte de pessoas alcoolizadas ou a transferência compulsiva de doentes.

A apólice de acidentes de trabalho, aplicada aos assalariados das associações e corpos de bombeiros, abrange este tipo de situações ao contrário do seguro de acidentes pessoais, aplicado aos voluntários, motivo para que a LBP esteja a desenvolver os contactos atrás referidos.

domingo, 6 de dezembro de 2009

ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE COMBATE A INCÊNDIOS

A Cidade de Águeda vai receber, de 11 a 13 de Dezembro, o Encontro Internacional Fire Pro 2009 - International Meeting on FireFighting / Encontro Internacional sobre Combate a Incêndios.
O encontro terá lugar no Cine-Teatro S. Pedro e conta com diversos apoios institucionais, tais como a Autoridade Nacional de Protecção Civil, (ANPC), Liga dos Bombeiros Portugueses (LPB), Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e ADAI, para além da Câmara Municipal de Águeda.

No plano internacional, terá representações da Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França e República Checa, para além de entidades como o presidente Federation of European Union of Fire Officer Association (FEU).

O evento é destinado ao sector dos bombeiros e todos aqueles que exercem a sua actividade em seu torno. Será distribuído por dois espaços de exposição (interior e exterior), onde ser serão exibidos equipamentos, veículos, e outros produtos inerentes ao sector.

Haverá, ainda, lugar a 5 workshops nas seguintes áreas:

- Organização Inicial de Teatros de Operações;

- Segurança no Combates a Incêndios Florestais e Comportamento do Fogo;

- Fogo de Supressão;

- Busca e Salvamento;

- Condução Fora de Estrada.

MIRANDA DO DOURO E SENDIM COM EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PERMANENTE


Dentro em breve o município de Miranda do Douro vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente que vão estar disponíveis nos quartéis de bombeiros de Miranda do Douro e Sendim.
Recordo que dos 12 concelhos do distrito de Bragança, apenas Miranda, Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros não tinham aderido a este projecto.

No entanto, o actual vice presidente da câmara, Ilídio Rodrigues sempre acreditou nas EIP s e prometeu que ia lutar por elas. “Estamos a cumprir uma das nossas promessas eleitorais”, refere.

Para além de uma promessa, o vice-presidente acrescenta que estas duas EIP são extremamente importantes para o concelho, “primeiro porque criam dez postos de trabalho e depois porque respondem rapidamente e de forma eficaz a todas as solicitações das populações”, afirma.

O vice-presidente mirandês, refere ainda que “a profissionalização neste sector tem que existir, porque as necessidades das populações não são as mesmas de há vinte anos atrás”.

Por tudo isto, dentro em breve vão ser assinados os protocolos entre a secretaria de Estado da Protecção Civil, as associações de Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro e Sendim e a autarquia mirandesa.

AMBULÂNCIA PEM/INEM DOS BOMBEIROS DE VILA POUCA DE AGUIAR CHOCA COM LIGEIRO E FERE OS 3 TRIPULANTES

A colisão entre uma ambulância do INEM dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar e um carro, ontem à tarde em Vila Meã, feriu ligeiramente os três tripulantes do veículo de emergência, que ainda colidiu com duas viaturas estacionadas na berma da EN2.

Os bombeiros “sofreram pequenas escoriações e, por precaução, foram levados para o centro de saúde de Vila Pouca de Aguiar”, disse ao CM António Sarmento, comandante dos Voluntários de Vila Pouca de Aguiar.

A ambulância seguia para Barbadães de Baixo, em Pedras Salgadas, para uma acção de socorro.

Os danos materiais são elevados e as causas do acidente ainda não estão apuradas, disse o comandante. No entanto, o facto de o piso estar molhado terá contribuído para o despiste do veículo.